O Projeto de Educação e Artes Integradas tem como objetivos o desenvolvimento da consciência, o estímulo da criatividade e a arteterapia.
Música, expressão corporal, desenho e jogos colaborativos se ligam a filosofia, meio ambiente e reflexões sobre a sociedade atual/ideal na intenção de trazer sonhos à tona para que se tornem realidade.
Mandala é uma palavra sânscrita , língua clássica da Índia antiga, que significa círculo ou concentração de energia. São imagens universais, gravadas no inconsciente como símbolo da totalidade do universo, da integração e da harmonia. Seu centro é o espaço de Deus, a alma, ou o âmago da psique, que o psicólogo Carl G. Jung chamou Self.
www.flickr.com/caiolix
Desenhar ou colorir mandalas é uma maneira de trabalhar nosso universo interior de forma criativa. É uma atividade altamente terapeutica que ajuda a reunir energias dispersas e melhora a concentração. A mandala é um reflexo da alma, como um quadro cujas cores e formas são a expressão de um momento. Para os hindus, a mandala é considerada um mantra, uma imagem que serve como guia para a contemplação, a iluminação e o contato com o eu-superior.
Nesse exercício de metafísica, os alunos entre 11 e 13 anos aprendem a importância da concentração e o poder da mente para fazer coisas mágicas, que de "impossíveis" passam a ser reais. No caso, 4 crianças levantam uma mais pesada usando apenas 2 dedos cada. No começo eles não acreditam mas depois ficam maravilhados e discute-se sobre o assunto.
Foi muito lindo!
A oficina de teatro e mandalas foi muito legal! Junto estava o irmão, artista e designer gráfico Henry Kage, que também foi aluno do Montessori, assim como eu. No fim, trabalhos lindos foram entregues. "Não sabia que eu desenhava assim!", disse o aluno Luís, que fez uma mandala preta e branca muito forte.
Avatar amarelo visita a oficina
"O aprendizado se manifesta por meio do interesse que o objeto de estudo desperta. Decodificar o que traz significado ao aprendiz é papel do educador.Parabéns, Caio! Você cativou esse grupo tão querido que se sente acolhido e trabalha feliz nos momentos das suas aulas. Obrigada pelo suporte e pela atenção constantes." Branca, Ivete e Vera, diretoria e coordenação.